CICLITURISMO
Com o circuito profissional de Cicloturismo-Lagamar SP, mini roteiros e ciclovias na Orla, nos principais parques e avenidas, a Ilha é perfeita para a prática do cicloturismo.
Com a bicicleta, você pode percorrer os 74 km de praias ininterruptas do município, pedalar por trilha ecológicas, visitar as últimas dunas ainda intocadas do Estado e contemplar o Complexo Lagunar Estuarino, no Mar Pequeno.
Ao arrumar as malas, inclua a bike na bagagem. Mais informações e passaporte do Circuito Lagamar na Central de Atenção ao Turista (CAT), localizado no terminal Rodoviário Maratayama: Avenida Candapui Sul, n° 55 - Balneário Redentor (entrada da cidade). Tel: (13) 3842-2186 ou WhatsApp: (13) 99799-2476.
Circuito Lagamar SP de Cicloturismo - 176 km - Cinco cidades(GUIA DO CIRCUITO)
E mais: 6 mini circuitos.
- Mini Circuito Lagoa do Adriana
- Pôr do Sol nas Dunas do Araçá
- Pôr do Sol no antigo Porto da Balsa- Patrimônio histórico da Ilha
- Mini Circuito - Ciclovia da Orla
- Mini Circuito Extremo Norte da Ilha - Encontro do Rio Ribeira com o mar aberto
- Mini Circuito - Parque Candapuí
DUNAS DO ARAÇÁ
Caminhar pelas extensas dunas , contemplar o pôr do sol e avistar o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro lado são momentos de rara beleza e estreito contato com a natureza. Nas dunas, há as corujas buraqueiras que fazem seus ninhos e protegem como ninguém seus filhotes. Você pode ir de bike, carro ou mesmo numa longa caminhada . De todas as formas, trata-se de um passeio imperdível.
É proibido o trafego com veiculos automotor pelas Dunas
Faça um Tour 360º
Como Chegar
A 6km da Avenida São Paulo sentido norte pela Avenida Beira Mar
Voltar ao Topo
DUNAS DE JURUVAÚVA
Áreas de Proteção Permanente e patrimônio natural da Ilha, as dunas estão por toda a extensão da orla da Ilha Comprida. As dunas de Juruvaúva, porém, destacam-se por serem as mais altas do município, algumas chegam a 10 metros de altura e se transformam em mirantes naturais para observar o mar e a paisagem típica da região. O rio Cordeirinho, também chamado de rio vermelho - água vermelha em razão da decomposição de matéria orgânica, de raízes e de folhas- compõe a paisagem rara no litoral.
Faça um Tour 360º
Como Chegar
38 km a direita do Boqueirão Norte (sentido Sul) .Acesso pela Av. Beira Mar e Estrada da Vizinhança. Chegando na praia de Pedrinhas siga 4km sentido sul pela praia. (Necessário obter informações sobre as condições da maré)
Voltar ao Topo
LAGOA DO ADRIANA
Com academia ao ar livre, 5.700 metros quadrados de pista de caminhada, playground, pedalinho (particular) e iluminação em led para passeios e prática de esportes no período noturno, a Praça Lagoa do Adriana é opção de lazer para todas as pessoas, de todas as idades. Lá, é possível observar as aves , a vegetação ao seu entorno e curtir o pôr do sol
Faça um Tour 360º
Como Chegar
Av. São Paulo, sem número, balneário Adriana- próximo ao Espaço Cultural Plínio Marcos.
Voltar ao Topo
OBSERVAÇÃO DE AVES
TURISMO DE EXPERIÊNCIA REVELA O FASCINANTE MUNDO DAS AVES DA ILHA COMPRIDA
Há um universo a ser descoberto na Ilha Comprida. Ele é colorido. É encantador. E é fascinante, porque é livre. Está nas copas das árvores, sobrevoando os mares, está nas praias, nas áreas alagadiças, nas matas, nos quintais, está em todos os lugares. Fascinantes aves de todas as cores, todos os tamanhos e todos os cantos do Planeta adornam os céus da Ilha. Pesquisas de campo indicam que no curto período de três horas, é possível avistar cerca de cinquenta diferentes espécies de aves.
Ilha Comprida é considerada pela BirdLife International como área importante para a conservação das aves no Brasil. Nos diferentes biomas encontrados na Ilha, estão belas aves de todas as cores, tamanhos e cantos do Planeta. E mais: a publicação "Observação de Aves no Estado de São Paulo apontou mais de 280 espécies de aves registradas em seu território, uma festa para os olhos.
Lançados pelo município, os diferentes roteiros e trilhas para a observação de aves levam os visitantes ao fascinante mundo dessas aves.
A Ilha é o lar do papagaio-de-cara-roxa. Não é raro avistar bandos barulhentos riscarem os céus sempre que amanhece e entardece. Também é o lar da maria-da-restinga, ave catalogada no município em 1992. Há beleza e sutileza encontrados na pequena ave conhecida como polícia-inglesa-do-sul que habita a Ponta da Praia.
Tem a dança de acasalamento dos tangarás. Durante o ritual, quatro ou cinco aves bailam na mata adentro. Diz a lenda que a dança é tão bonita que as pessoas costumam segui-la até se perderem na mata, como um canto da sereia. A festa para os olhos vem dos guarás-vermelhos. No entardecer, antes do pouso nas copas das árvores, eles brincam no ar.
Considerado extinto do litoral havia dez anos, o guará vermelho ocupa hoje toda a extensão do estuário lagunar Cananéia- Iguape-Ilha Comprida. Todo ano, a partir de setembro, milhares de guarás vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para se reproduzirem. Formam colônias de nidificação. Estas concentrações de aves são conhecidas por ninhais. também costumam se reunir neste mesmo local, socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes Trata-se de um espetáculo natural, de rara beleza.
Quando visitar a Ilha, inclua um binóculo na bagagem para se encantar com as aves.
Muitas dessas aves estão catalogadas em nosso Passaporte de aves Ilha Comprida, veja onde conseguir seu exemplar clicando aqui.
ORLA DA PRAIA
Projetada para proteger as dunas - com a reordenação da entrada nas praias - e empreender uma nova dinâmica no dia a dia e no turismo, a Orla Requalificada abrange trecho de 3,2 km da orla, na Av. Beira Mar, área central do município. Na orla, há jardins, bancos, calçadões, mediadores, ciclovias e passarelas acessíveis que chegam próximo ao mar, Os corredores de lazer, esportes e turismo atraem centenas de pessoas para passeios, corridas e prática de esportes como longboard, skate, patins e pedal. Passeios com pets também são freqüentes. Com iluminação em led, a orla é mais uma opção de lazer e turismo na cidade também à noite.
Faça um Tour 360º
Como Chegar
Localizada entre a av. São Paulo, no balneário Adriana, até a Rua Tijuana, no Balneário Monte Carlo.
Voltar ao Topo
VILA DAS PEDRINHAS
Pedrinhas conta com escolas, posto de saúde, correio, biblioteca, igreja, casas de veraneio, posadas, lanchonetes, bares, padaria, mercadinho e um charmoso porto com quiosques e bares na beira do Mar Pequeno. Aqui você também pode comprar lindos artesanatos feitos pelas artesãs locais. A vila é sede da Festança Caiçara (outubro), mês de aniversário da cidade. Também realiza a festa de São Pedro 29/06, com procissão e festa. Do lado do mar aberto, praia ampla com quiosques. No início do século, a companhia paulista de madeiras carregava seus navios no porto próximo à vila. Na época, os navios que entravam no mar pequeno vinham com lastros (pesos) de pedras para que a hélice alcançasse o nível ideal de água e garantisse melhor a navegação. Quando navegava ao porto, as pedras eram arremessadas ao mar e substituídas por cargas de madeira. Mais tarde, essas pedras foram utilizadas nas construções de casas e inspiraram o nome: Pedrinhas.
Importante ponto turístico da Ilha, essas passarelas de madeira ecológica entram nos manguezais e no Mar pequeno, inegrando os visitantes á natureza. São pontos obrigatórios para se avistar as aves do lagmar, os barcos de pescadores e, em certas -epocas do ano, os botos que passam por ali.
Faça um Tour 360º
Como Chegar
A 34 km do Boqueirão Norte (sentido Sul) , acesso pela Av. Beira Mar e Estrada da Vizinhança, aconselhável vir pela Avenida beira mar. Trechos de asfalto e terra em boas condições. (Não é necessário andar pela praia) tem estrada até a entrada do bairro.
Voltar ao Topo
ANTIGO PORTO DA BALSA
Também conhecido como mar de dentro, a área do Mar Pequeno localizada no antigo Porto da Balsa, é ideal para a prática da pesca, esportes náuticos, avistamento de aves e, conforme a época, a compra de pescado diretamente dos pescadores. Há a área urbanizada do Porto da Balsa com rampa náutica, trapiche além de um belo mirante onde é possível avistar o mar pequeno e a cidade de Iguape.
Como Chegar
Endereço: Av. 27 de Outubro, 1000 - Balneário Britânia.
Voltar ao Topo
TRINCHEIRA
Belas praias desertas, falésias, espetáculo de botos pertinho de você, cercos artesanais de peixes e vilas caiçaras do sul compõe o cenário do Pontal de Trincheira. É na parte Sul que estão as melhores ondas para o surfe. Uma caminhada até o extremo sul é excelente opção de passeio. De lá, avista-se a Ilha do Cardoso e a Ilha do Bom Abrigo . No extremo, existiu o Forte Moschera que desmoronou com a ação do tempo. Há registros históricos que indicam ser ali a Vila que deu origem à Cananéia. O forte de Moschera foi um dos mais antigos da capitania de São Vicente. Um dos canhões está em exposição na Praça de Cananéia.
Faça um Tour 360º
Como Chegar
Localiza-se a 48 km do Boqueirão Norte (sentido Sul). acesso pela Av. Beira Mar, sentido sul, até Pedrinhas, dali segue pela praia sentido Boqueiraão Sul o que já é uma aventura a parte (Necessário obter informações sobre as condições da maré) ou por Cananéia, via balsa. Você tera que deixar seu veículo no estacionamento do sitio cardoso e seguir por uma pequena trilha.
Voltar ao Topo
VILA NOVA / CEMITÉRIO DOS ÍNDIOS
Fundada em 1770 , a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, às margens do Mar Pequeno, hoje Vila Nova, chegou a ter Câmara de Vereadores e igrejas. Anos depois foi extinta, permanecendo como ponto de parada para correio e viajantes e ,mais tarde, uma vila de pescadores. Hoje, podem ser visitadas a Capela Nossa Senhora da Conceição e o Cemitério Caiçara.
Faça um Tour 360º
Como Chegar
A 20 km do Boqueirão Norte (sentido Sul), acesso pela Av. Beira Mar
Voltar ao Topo